Especialista em finanças pessoais aponta oito regras para alcançar uma posição de destaque no trabalho. Acompanhe. Por Roberta Cardoso, do AreaH.
1. Investir em educação: Sem discussões aqui! Profissionais melhor preparados evoluem mais rápido. É claro que existem exceções: profissionais completamente despreparados e incompetentes ocupando posições de destaque em várias organizações. Mas não se sabe se essas pessoas chegaram lá por sorte ou por 'puxar o saco certo'. Seja como for, não conte com atalhos, vá estudar!
2. Investir na educação CORRETA: Cultura geral é importantíssimo, mas se seu objetivo é se destacar, invista naquilo que o mercado demanda e em coisas que sejam coerentes com sua profissão. Se você é um profissional de finanças e pretende seguir nesse caminho, não invista seus recursos em um curso de marketing. E seja seletivo naquilo que faz – fazer um MBA 'meia-boca' só porque a empresa exige alguma pós-graduação não é uma boa política.
3. Aprenda inglês: Muitas pessoas dizem ter dificuldade com o vernáculo shakespeariano, ou dizem 'na minha empresa não se fala nglês, então por que vou investir nisso?' A má notícia é que, independentemente de se falar ou não o idioma em sua empresa, grande parte da literatura técnica na maioria dos tópicos relevantes para um negócio está em Inglês. O desconhecimento desse idioma é um forte limitador da ascensão profissional.
4. Cuide da POSTURA: Vista-se adequadamente e aja de acordo o ambiente. Algumas empresas têm um código de vestimenta e postura mais formal, enquanto outras são mais flexíveis. Observe o ambiente e siga a regra geral, não tente 'bancar o diferente'.
5. Integridade acima de tudo: Ética, honestidade e integridade são características cada vez mais valorizadas e exigidas nas organizações. Cuide de sua reputação como se fosse sua própria vida. Não se envolva em esquemas suspeitos e obscuros, e fique longe de colegas de reputação duvidosa. Lembre-se de Cícero, o orador romano, a quem se atribui a frase 'à mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que PARECER honesta'.
6. Seja um líder: Desenvolva as características de liderança dentro e fora da empresa. Envolva-se em projetos onde você possa desenvolver suas habilidades de liderança e iniciativa. Trabalhos voluntários e humanitários costumam ser uma ótima oportunidade de exercitar esses dotes.
7. Explore sua rede de contatos: O famoso networking. Invista pesado nele – conheça pessoas, frequente lugares de interesse profissional e retome contato com os antigos colegas. Nunca se esqueça da regra número um do networking: 'faça ANTES de precisar'. Procurar seus amigos apenas quando você precisa de ajuda ou “está na pior” é deselegante e contraproducente.
8. Seja um empreendedor: Ser um empreendedor não é, necessariamente, sinônimo de ter sua própria empresa. Empreendedor é aquela pessoa que tem um enorme impulso por fazer, concretizar, 'ver acontecer'. Há espaço (e muito) para pessoas com características empreendedoras dentro de organizações. Seja uma delas!
Fonte:Yahoo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário